BMW i3 será capaz de se mover sozinho no trânsito


O futuro chegou. A tecnologia embarcada que vem sendo desenvolvida pela BMW tornará possível praticamente dispensar o motorista, mesmo no trânsito urbano. É o que deverá ser explicado durante o lançamento do modelo elétrico i3, no ano que vem. Os recentes avanços no controlador de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”) passaram a atuar nos sistemas de freio, direção e de propulsão em vários modelos, mas ainda não conseguem funcionar atualmente a contento no tráfego pesado das grandes cidades. Porém, essa barreira vai ser superada pela marca alemã.
O i3 será um carro completamente inédito. Não usará nenhum componente de qualquer BMW fabricado hoje em dia. Terá estrutura de fibra de carbono e uma série de novos dispositivos eletrônicos. Começa com o que será capaz de detectar obstáculos e pedestres e acionar os freios assim que for preciso. Vai atuar em conjunto com o “Traffic Jam Assistant”, que funciona em velocidade abaixo de 40 km/h, fazendo o i3 mudar de faixa sozinho.


Adicione também o “Self Parking”, sistema que tornará o motorista um mero coadjuvante na hora de estacionar, mesmo em balizas. Todos os sistemas serão monitorados por sensores e módulos. Assim, o sonho de muitos de ir ao trabalho lendo jornal ou um livro enquanto o carro se move sozinho vai se concretizar.