Personalidade do turismo
Presidente da SPTuris é destaque do Brasil



Em 7 de novembro, durante o World Travel Market (WTM), mais importante evento de turismo da Europa, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de promoção turística e eventos), Caio Luiz de Carvalho, será homenageado como personalidade de maior destaque do turismo no Brasil. A escolha foi feita por meio de uma votação com empresas e entidades do setor. A seleção foi organizada pelo jornal Mercado & Eventos que todos os anos indica uma personalidade ao prêmio. A SPTuris também estará presente no evento, que acontece em Londres até 10 de novembro, no estande do Brasil representando a cidade de São Paulo.

Para Caio Carvalho, o reconhecimento é fruto de um trabalho em conjunto de todos os profissionais que promovem e desenvolvem o turismo na capital paulista. “Esse prêmio é uma consequência do excelente momento pelo qual passa o setor em São Paulo, resultado do esforço e do comprometimento de uma grande equipe e da parceria com entidades e a cadeia produtiva do turismo. E também de uma nova visão de São Paulo, que agora começa a valorizar os talentos e se mostrar como cidade criativa”, acrescenta.

Desde 2005, quando Carvalho assumiu o comando da SPTuris, o turismo na capital paulista presenciou um aumento de mais de 20% do número de visitantes. A hotelaria tem apresentado taxas de ocupação acima de 70% e novos empreendimentos hoteleiros estão surgindo. A arrecadação de Impostos Sobre Serviços do Grupo 13 (considerado o do turismo por conter gastos com Pacotes, Hospedagem e Eventos) também bateu recordes em 2010, chegando a R$ 158,7 milhões, valor que é revertido em renda, empregos e melhorias na estrutura da cidade.

A infraestrutura turística também melhorou. Taxistas, guardas civis, agentes e guias de viagens passaram por cursos de capacitação e qualificação; mais de 700 placas de sinalização turística foram instaladas pela cidade e oito Centrais de Informação Turística estão em funcionamento nos pontos de maior movimentação. Até o ano que vem, a cidade ainda deverá ganhar um City Tour Oficial e um aplicativo gratuito para smartphones que compila toda a oferta cultural, gastronômica e de hospedagem de São Paulo. Além disso, mais profissionais serão capacitados.

“A constante busca pela excelência atrai turistas cada vez mais qualificados dispostos a pagar um preço alto para consumir tudo que a cidade pode oferecer de inovador e criativo. São Paulo é o melhor lugar para recebê-los. É a cidade das experiências. Uma metrópole superlativa em tudo, nos negócios, no entretenimento, nos eventos, na produção de conhecimento, na oferta cultural e nas economias criativas”, explica o presidente da SPTuris.



Quem é Caio Luiz de Carvalho?

Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é reconhecido com um dos maiores experts em turismo do país e atua como professor das universidades Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Anhembi-Morumbi.

Foi ministro do Esporte e Turismo, presidente da Embratur, coordenador geral de Turismo do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), entre vários outros, incluindo gestões junto ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Atua como presidente da São Paulo Turismo desde 2005. É autor do livro "Destino Brasil - Novos Caminhos para o Turismo" e também presidente do Conselho do Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB).