O Impacto das Feiras de Negócios no Desenvolvimento Econômico

Esse é o tema do painel do qual o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, participou nesta terça-feira (18 de outubro) em Brasília-DF, durante o Fórum Brasileiro de Promoção Comercial - UBRAFE 2011.

O presidente da SPTuris destacou que 90% das grandes feiras de negócios do País acontecem em São Paulo e que, dos R$3,6 bilhões gerados nas feiras no Brasil, São Paulo responde por R$2,6 bilhões.

Segundo Caio Luiz de Carvalho, 51% dos turistas que vêm a São Paulo têm como motivação principal os negócios. São turistas que permanecem 4 dias em média na cidade, com gasto médio diário de 400 dólares.

Caio Luiz de Carvalho destacou ainda a vinda de megaeventos para o Brasil – como a Copa e Olimpíadas – e a realização de grandes shows em SP e no Anhembi, como Paul McCartney, U2, Aerosmith, Britney Spears, entre outros.

E o setor, que já é forte, não para de crescer. Prova disso é que o Anhembi Parque, por exemplo, continua seu processo de ampliação e inaugura em breve sua Nova Arena.

Outro fator que corrobora essa perspectiva de crescimento é a proposta de construção do Expo SP, adequando-se aos principais centros de convenções do mundo, que está sendo discutida na esfera privada por meio da UBRAFE.

Jorge Alves de Souza, presidente do Conselho de Adm. da UBRAFE e diretor do Grupo Couromoda; Armando Prado, diretor da Victoria Serviços; Sérgio Pasqualin, diretor do Expo Center Norte; Arthur Repsold, presidente da Rio Centro/GL Events Brasil, Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, e Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca.